Depois de tantas horas e dedicação para escrever seu capítulo, você recebe notificação. E não é apenas um comentário, é uma crítica.

Algumas pessoas ficam com raiva. Outras, desapontadas e a querer desistir. Existem as que ignoram, afinal aquele capítulo está mais do que bem escrito. As que levam para o lado pessoal e já se sentem o fracasso em pessoa. Entre tantas outras reações.

Pare de considerar a crítica como ataque.

O leitor está apontando o erro de português em uma frase.

O leitor está certo? Então agradeça e corrija imediatamente.

O leitor reclamou da falta de lógica em uma cena ou que a mesma está confusa.

Releia aquela cena, procure pontos para melhorar.

O leitor disse que a história não é interessante.

Não é o gênero do leitor? Ou realmente está faltando aquele algo a mais que pode transformar sua história e atrair mais leitores? 

O leitor comentou: Sua história é um lixo.

Apenas isso? Não explicou o motivo, nem qualquer outra informação? Isso não é uma crítica. Então você vai denunciar? Sugestão: Responda de forma educada, perguntando o que levou o leitor a considerar a história ruim.

Em todos os casos, não concordou com a crítica ou não entendeu, responda ao leitor. Demonstre que você está aberto e interessado em tornar sua história uma experiência prazerosa.

Aprenda com seus erros.

Não desista.

Não se ofenda.

Críticas são bem-vindas. E você irá aprender muito mais com elas do que com comentários: Amei!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s